Total de visualizações de página

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Mini Basquete na Espanha

Motivos pelos quais a FEB optou pelo Minibasket p/ massificar o basquete na Espanha

http://esportesocial.com/2010/10/23/motivos-pelos-quais-a-feb-optou-pelo-minibasket-p-massificar-o-basquete-na-espanha/
 
O Minibasket é uma variante mais lúdica comparada ao seu “primo mais velho”, o basquete tradicional, pelos seguintes motivos:
 
 a )  Facilidade p/ prática:
  O número de participantes por equipe ( 3 ) o deixa c/ mais espaço p/ as ações do jogo:  armação de jogadas, dribles e infiltrações, ao passo que a versão 5 contra 5 é mais complexa, exigindo raciocínio rápido e leitura de jogo apurada, o que ainda não está presente em uma criança em fase de formação físico-motora.

    b )  Tamanho da área de jogo:
  Como é disputado em uma área de dimensão pouco menor que a metade de uma quadra oficial, o jogo torna-se mais divertido e menos disgastante p/ crianças ainda em fase de desenvolvimento físico.

    c )  Altura da tabela:
  A altura do aro e da tabela ( inferior a altura da tabela oficial ) induzem a um menor número de erros, conseqüentemente aumentando o número de cestas convertidas, o que também faz  a criança tomar gosto pelo jogo.
 
 Relação custo-benefício
 Os kits ( tabelas ) p/ prática do Minibasket são de baixo custo p/ aquisição, viabilizando desta forma, que sejam adquiridos em grandes quantidades.
 
Os kits tb são montáveis ( e desmontáveis ) e totalmente portáteis, possibilitando que sejam  utilizados nos mais diversos locais ( fotos em anexo ) como: praças, parques, estacionamentos, espaços físicos existentes entre prédios de conjuntos habitacionais e até mesmo em ruas que são fechadas p/ a realização dos torneos provinciales.

Há ainda a vantagem da tabela do Minibasket ser menor que a tabela oficial do basquete tradicional, possibilitando desta forma que várias delas sejam alocadas em apenas uma quadra de colégio ou escola, o que abre espaço para que um maior número de crianças pratiquem o jogo.
 

Sementes no Asfalto

Francisco Silva tinha a vontade de montar uma associação esportiva para ajudar crianças a praticarem atletismo. A idéia transformou uma rua comum em uma pista de corrida.
O atleta pintou raias no asfalto e mudou a vida de muitas crianças de Itaquera:
Projeto Correndo para o Futuro ( Itaquera/SP )
http://www.correndoparaofuturo.com.br/index.htm   
Presidente: Francisco Silva
e-mail: fran@itaquera.com.br